O que fazer para diminuir a exposição do seu filho na plataforma
por Danielle Villanova – comunicadora, documentarista e produtora de conteúdo online
Recentemente, eu fiz um vídeo no Instagram da Escola do Absurdo mostrando quão vulnerável seu filho pode estar no Roblox. Aqui nesse texto da Revista Reconecta, eu vou listar para vocês – mães, pais e cuidadores – quais ferramentas de controle parental o Roblox disponibiliza aos seus usuários. Mas antes, eu gostaria de aprofundar alguns dos pontos que eu trouxe no vídeo. Depois de ler, pode ser que você não queira mais usar as ferramentas de controle parental. A melhor opção é tirar o seu filho dessa plataforma.
O Roblox é uma plataforma de jogos online em que os usuários são estimulados a criar seu próprio jogo. Primeiro, vamos endereçar a parte do online. Como mostrado no vídeo, é muito fácil criar uma conta no Roblox. Nenhum código é enviado pro seu celular ou email, o que é o mínimo exigido em qualquer plataforma digital séria. Essa facilidade em criar uma conta tem motivo claro: o valor de mercado desse tipo de negócio é diretamente influenciado pelo número de usuários diários ativos (DAs). Ou seja, restringir o acesso à plataforma desvaloriza a empresa. Sem que haja nenhuma validação das informações, há muitos relatos de adultos que entram na plataforma para conversar com crianças e adolescentes fingindo ser colegas da mesma idade.
Em 2017, o Roblox encerrou o fórum oficial da empresa onde denúncias de comportamentos inadequados eram feitas. Ao anunciar o encerramento do fórum, o Roblox admitiu, em livre tradução, que “a estrutura atual dos fóruns não nos permite manter os altos padrões que sentimos ser tão importantes para nutrir um ambiente construtivo e positivo”. O que na prática começou a acontecer foi que esses fóruns de denúncia saíram do Roblox e passaram a existir em outras plataformas, como o Discord. Com uma moderação insuficiente, é claro que as denúncias têm puquíssimo resultado e os fóruns acabam virando, eles próprios, ambientes propícios para p3d*filia e aliciamento de menores. Como isso acontece fora do Roblox, a plataforma não se responsabiliza por nada. Soa conveniente, não é?
Hoje, a moderação dentro do Roblox acontece majoritariamente de forma automática. A equipe humana é mínima frente ao enorme número de usuários. Certas palavras são automaticamente banidas no chat. Algumas skins (modificações estéticas que alteram a aparência dos personagens) também são automaticamente reprovadas por não estarem de acordo com as diretrizes. Mas sem uma moderação humana robusta, sem o cuidado devido com a saúde mental desses profissionais e sem uma regulamentação séria, não se pode impedir que os crimes aconteçam nesse ambiente. Pessoas mal intencionadas vão sempre encontrar brechas no sistema para obter sucesso. Uma das maneiras, por exemplo, é convencer a criança a baixar um outro aplicativo de conversas para então pedir fotos em troca de recompensas.
O ambiente online é terra de ninguém. Enquanto a Lego tem que cumprir uma série de regras rígidas para que seus produtos sejam aprovados para o público infantil, as plataformas online não são cobradas oficialmente sobre a segurança de seus produtos e serviços. Enquanto isso não acontecer, jogos online de qualquer tipo não deveriam ser acessados por menores de idade, mesmo com acompanhamento dos pais.
Nesse mesmo vídeo que eu fiz do Roblox eu também disse que não acho uma boa ideia qualquer pessoa poder criar um jogo e disponibilizá-lo online. Primeiro porque a arte de criação de jogos é bastante complexa e exige uma série de conhecimentos: construção narrativa, jogabilidade, lógica de programação, noção estética e musical, e até conhecimentos sobre desenvolvimento cognitivo podem entrar na jogada dependendo do tipo de jogo. É muito legal que haja plataformas acessíveis para que uma criança experimente criar um jogo, ou um adulto possa fazer um protótipo da sua ideia. Mas daí a disponibilizar esse jogo online, são outros quinhentos, não acha?
Sem contar que essa possibilidade de criar os próprios jogos criou um mercado de trabalho infantil assustador dentro do Roblox. Segundo a People Make Games, criada por jornalistas investigativos na área de jogos, a maioria desses criadores iludidos são crianças. Crianças essas que são levadas a acreditar que podem ganhar muito dinheiro dentro da plataforma, mas isso está longe de ser verdade. A Steam, que é uma plataforma de venda de jogos, tinha aproximadamente 55 mil jogos disponíveis em 2021. No mesmo ano, o Roblox tinha mais de 20 milhões. Ou seja, o Roblox está ganhando dinheiro em cima do trabalho infantil não remunerado enquanto o seu filho está emburrecendo diante das telas. As “experiências”, como eles dizem, mais populares são desenvolvidas propositalmente para serem viciantes e inundadas de roupinhas e acessórios pro seu filho querer comprar. E veja só que conveniente: esse trabalho infantil é pago com Robux, a moeda do Roblox, que só serve para quê? Comprar roupinhas e acessórios dentro do prórpio jogo.
Mas isso é só o topo do iceberg. Se você quiser saber mais sobre como o Roblox se tornou uma empresa de 41 bilhões de dólares com um plano de negócios que seria ilegal se não fosse online, você pode assistir aos ótimos vídeos da People Make Games lançados em agosto de 2021 (com legendas automáticas em português) e outro lançado em dezembro de 2021, depois que o Roblox pressionou o canal a tirar o primeiro vídeo do ar.
Além do Roblox, algumas outras plataformas são amplamente utilizadas por crianças e adolescentes, como Youtube, Instagram, TikTok, Discord, Minecraft, a lista é enorme. No nosso curso Reconecta a gente ensina como as principais plataformas funcionam e quais são as melhores práticas para proteger seus filhos. A próxima turma vai ser lançada no dia 08 de maio com uma aula gratuita.
Eu entendo que tirar o seu filho do Roblox pode ser um desafio caso ele já esteja viciado na plataforma. Nossa sugestão é ir gradativamente substituindo por outros jogos e, de preferência, aqueles com controle remoto para serem jogados na TV. Enquanto isso, aqui vão algumas ferramentas de controle parental para reduzir a exposição do seu filho ao jogar no Roblox.
Na barra inferior, clique em Mais. Depois siga o caminho Configurações > Maturidade do conteúdo e privacidade > Comunicação > Bate-papo da experiência.
Selecione Ninguém em ambas as opções de bate-papo da experiência e bate-papo direto.
Na barra inferior, clique em Mais. Depois siga o caminho Configurações > Maturidade do conteúdo e privacidade > Maturidade do conteúdo.
Aqui há alguma opções explicadas logo abaixo da barra de níveis.
Primeiro clique no Mais, na barra inferior, e siga o caminho Configurações > Informações da Conta > Adicionar endereço de E-mail.
Volte ao menu de Configurações e clique em Segurança. Habilite a verificação em duas etapas através do seu E-mail.
Por que não usar o telefone para este fim? Ao vincular sua conta a um telefone você passa a ter a opção de habilitar o chat de voz. Acabe sendo mais um recurso disponível para as interações que queremos evitar.
Alerta importante: como não é recomendado que crianças tenham smartphone, muitas usam o celular dos pais para jogar. Se o seu email cadastrado chega no mesmo celular que o seu filho usa para jogar, ele vai entender muito rápido como fazer a verificação em duas etapas sem precisar te consultar.
Essa opção só está disponível para perfis de crianças menores de 13 anos.
Esse vínculo serve para que você tenha acesso mais fácil e detalhado ao que o seu filho faz no Roblox. Para isso:
Crie uma conta para você, com sua idade verdadeira.
Cadastre o seu e-mail: clique no Mais, na barra inferior, e siga o caminho Configurações > Informações da Conta > Adicionar endereço de Email.
Verifique a sua idade: clique no Mais, na barra inferior, e siga o caminho Configurações > Informações da Conta > Verificar minha idade. Aqui você precisará permitir que o Roblox tenha acesso à sua câmera, tirar uma foto da sua identidade e depois uma selfie.
Entre na conta do seu filho, clique no Mais, na barra inferior, e siga o caminho Configurações > Controle dos pais. Clique em Adicionar responsável, insira o mesmo E-mail que você usou para criar a sua conta.
Você receberá um e-mail para logar na conta que você criou e verificou. Termine o processo.
Agora, quando você voltar em Controle dos pais, verá a conta do seu filho vinculada à sua.
Caso você identifique comportamentos estranhos, você pode bloquear usuários, denunciar jogos ou usuários abusivos (não que vá ter qualquer consequência). Bloquear um jogo que você não quer que seu filho acesse, infelizmente, não é possível.
https://www.kaspersky.com.br/blog/best-mobile-games-for-kids-2020/14674/
https://www.estadao.com.br/brasil/macaco-eletrico/aumento-da-pedofilia-online-exige-atencao-no-uso-de-redes-sociais-por-criancas-e-adolescentes/?srsltid=AfmBOoqP0EuqmxH802v6KOBIE9f85jB8yvkk9B0Cfznra0QZs6hWjluO
https://www.bbc.com/portuguese/geral-48466202
https://create.roblox.com/docs/pt-br/platform
https://create.roblox.com/docs/pt-br/marketplace/marketplace-policy
https://www.truthandtales.app/post/roblox-como-manter-as-crian%C3%A7as-seguras-no-jogo